DA REDAÇÃO: Conselho de Defesa Sanitária Vegetal do Mato Grosso pretende estender o prazo do vazio sanitário

Publicado em 09/09/2014 19:23 e atualizado em 10/09/2014 11:43
Vazio sanitário: A Comissão de Defesa Sanitária Vegetal do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado quer aumentar o período para 150 dias por causa da ferrugem, o que gera preocupação nos produtores que defendem o período de no máximo 3 meses para garantir direito de salvar sementes.

A Comissão de Defesa Sanitária Vegetal do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso pretende aumentar o período de vazio sanitário de três meses para 150 dias por causa da ferrugem, o que gera preocupação nos produtores.

De acordo com o produtor Wilmar Quirino da Silva, a única medida para impedir o plantio de soja de segunda safra seria estendendo o vazio sanitário. “A única forma dos fungicidas continuarem tendo êxito, que as aplicações sejam bem feitas e consiga aumentar produtividade é buscando alternativas que não sejam leguminosas”, afirma.

Com a proibição muitos produtores sementeiros podem ser prejudicados com a medida. “Quem produz sempre vai ser contra, mas precisa do meio termo. Não é possível agradar a todos. Só que uma coisa é fato, soja em cima de soja aqui no Centro-Oeste foi provado que não é viável”, disse o produtor em entrevista ao programa Mercado & Cia, apresentado por João Batista Olivi.

Por: João Batista Olivi // Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado