DA REDAÇÃO: Café – Estimativa da Conab para safra 2015 movimenta mercado

Publicado em 12/09/2014 13:35 e atualizado em 12/09/2014 16:22
Café: Estimativa da Conab divulgou de mais de 48 milhões de sacas para a safra 2015 não representa atual situação das lavouras do sul de Minas Gerais. A região enfrenta uma das maiores secas da história, e sofre com déficit hídrico e colheita deve registrar quebra.

Nesta quinta-feira (11), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgou estimativa com base em tendências e estatísticas para a safra 2015, que deverá atingir 48,83 milhões de sacas de 60 kg, um aumento da produção de 9,6 por cento. A divulgação movimentou o mercado que chegou a apresentar quedas de até 300 pontos na Bolsa de Nova York.

De acordo com o Presidente da Cocatrel, Francisco Miranda Filho, a estimativa não é compatível com a realidade do mercado. “Não conseguimos entender a divulgação, nós estamos vivendo a maior seca no Sul de Minas e a safra de 2015 é uma incógnita”, disse Filho em entrevista ao programa Mercado & Cia, apresentado por João Batista Olivi.

O levantamento oficial para a safra de 2015 com base em dados de campo deve acontecer somente no início do próximo ano. E na próxima terça-feira (16), a Campanhia divulgará o 3º levantamento da safra atual, que já foi colhida.

No Sul de Minas, algumas lavouras de café começaram a florada. No entanto, sem chuvas elas podem não vingar. “Espero que chova, porque só assim pode segurar alguma coisa. Estamos ficando sem água para beber aqui”, ressaltou o Presidente da Cocatrel. 

Por: João Batista Olivi // Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado