DA REDAÇÃO: Com floradas pequenas, lavouras de café do sul de Minas Gerais demonstra reflexos da seca

Publicado em 15/09/2014 13:31 e atualizado em 15/09/2014 18:04
Café: Floradas que estão surgindo no sul de Minas Gerais são pequenas e demonstram situação das lavouras para a próxima safra. Os botões que deveriam ficar abertos por pelo menos 24 horas, estão secando antes do prazo, além de ter pouca densidade de flores.

Floradas que atingiram sul de Minas Gerais são pequenas e não trazem benefícios às lavouras da região. O pesquisador da Fundação Procafé, Alysson Fagundes, explica que têm observado diversas locais e pode perceber que os botões florais que estão surgindo estão secando rapidamente.

Normalmente, estes botões ficam abertos por 24 horas, podendo até chegar até 48 horas, mas que estão secando imediatamente após brotarem. Segundo Allyson, isso demonstra que estas lavouras não terão um boa produtividade.  Com isso, a safra do ano de 2015 parece já estar comprometida, apesar dos números de projeção divulgados pela Conab. “O pessoal da Conab fala que é pontual no sul de Minas (Gerais), que produz uma quantidade significativa do café brasileiro, a maioria do café brasileiro", conta o pesquisador.

Há previsões de chuvas para a região nos próximos dias. Caso ocorra, o mínimo necessário é em torno de 30 mm, mas só trará benefícios para as lavouras se em seguida ocorrer uma nova chuva, pelo menos nos próximos dez dias. Caso contrário, ocasionará em uma florada pequena, como as duas últimas observadas na região. 

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado