DA REDAÇÃO: Café – Superintendente da Conab explica perspectiva para safra 2015

Publicado em 15/09/2014 16:10 e atualizado em 15/09/2014 17:42
Café: Conab explica que projeção de 48,8 milhões de sacas para a safra 2015 foi baseada apenas em tendências e estatísticas sem que nenhum técnico tenha visitado as lavouras. Desse total, pouco mais de 35 milhões de sacas são de arábica e quase 13 milhões de conilon. Primeira estimativa oficial só será divulgada em janeiro do ano que vem.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou na última quinta-feira (11), uma perspectiva de safra para 2015 com base em tendências e estatísticas. De acordo com a previsão da Instituição, a safra do próximo ano deve atingir 48,83 milhões de sacas de 60 kg, o que representa um aumento da produção de 9,6 por cento ante 44,57 milhões de sacas estimadas para 2014. A safra de arábica corresponde a 35,8 milhões de sacas e conilon 12,9. No entanto, a divulgação movimentou a cafeicultura, alguns produtores acreditam que a informação não reflete a realidade do mercado.

Em entrevista ao Notícias Agrícolas, o Superintendente de Gestão da Conab, Paulo Morceli explicou a projeção futura. “Na perspectiva nós indicamos uma safra que vem, é uma previsão para o futuro. O trabalho é feito levando em conta o comportamento da safra atual até o momento do trabalho. Ele tem um respaldo das condições reais da lavoura, mas faz uma visão para o futuro e não do momento atual que está se trabalhando”, afirmou.

A perspectiva levou em conta os anos de bienalidade negativa, as tendências de crescimento e foi aplicado um coeficiente para as perdas, como a quebra de safra do ano passado e a deste ano.

O Superintendente da Conab pondera que os números da perspectiva podem mudar ao longo da safra, visto que a divulgação oficial acontecerá no dia 8 de janeiro para a safra 2015 com equipes em campo. “Hoje temos uma perspectiva e em janeiro vamos fazer uma avaliação concreta se esse número foi superestimado, subestimado ou se estávamos equilibrados”.

Segundo Morceli, a perspectiva não influenciou no mercado interno e externo. “A divulgação não mexeu com o mercado, as variações foram dentro das normalidades, não há nenhuma grande queda”, disse.

Com relação às críticas dos produtores, o Superintendente se mostra aberto à discussões. “Esse é um trabalho da Conab com respeito à técnica, com respeito a quem produz e consome. Aceitamos a crítica e achamos que os produtores estão no direito deles em reclamar, e se errarmos esses números serão corrigidos ao longo da safra”. Ainda de acordo com o executivo, a empresa é criteriosa ao realizar seus trabalhos sem interesse em prejudicar o setor econômico e os produtores.

A Conab divulga nesta terça-feira (16), o terceiro levantamento oficial da safra 2014, que acabou de ser colhida e está em comércio.

Por: João Batista Olivi // Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado