DA REDAÇÃO: Café – Chuvas voltam às regiões produtoras nos próximos 15 dias, mas não recuperam déficit hídrico

Publicado em 17/09/2014 18:21 e atualizado em 18/09/2014 13:23
Café: chuvas voltam às regiões produtoras nos próximos 15 dias mas ainda não recuperam déficit hídrico. Volumes acumulados de até 60 mm são esperados para o Sudeste na última semana de setembro. Em outubro as chuvas serão mais regulares, beneficiando o pegamento da florada.

O cenário climático no Sul de Minas Gerais deve ser favorável à cafeicultura nos próximos dias, apontam as previsões climáticas da Somar Metorologia. O Estado sofre uma das piores secas da história com prejuízos nas principais áreas produtores de café com perdas consideráveis para a safra atual que está sendo comercializada, principalmente para 2015. A Procafé estima que a próxima safra tenha perda de 20%.

De acordo com o Diretor de Operações da Somar Meteorologia, Márcio Custódio, a passagem de uma frente fria que começa nesta quinta-feira (18), deve levar chuvas com médias em torno de 10 a 15 mm em áreas produtoras de café no Sul de Minas. “No curto e médio prazo a condição é favorável para chuvas, elas ainda serão irregulares. Mas essa expectativa de vários eventos de chuva vai aos poucos regularizando todas as regiões”, diz.

Ainda de acordo com Custódio, o cerrado mineiro não tem expectativa de chuvas na próxima semana e só deve ter precipitações consideráveis apenas no final de setembro e início de outubro.

As chuvas que devem cair nos próximos dias no Sul de Minas não devem recuperar as perdas do déficit hídrico na região que perdura desde o último verão, apenas minimizar. “Para regularização total do déficit hídrico, vamos precisar de um período mais longo”, afirma o Diretor de Operações.

Segundo Custódio, as chuvas para o final de semana podem induzir a florada. No entanto, para que o ‘pegamento’ seja bom são necessárias precipitações mais regulares. “Os modelos de previsão indicam chuvas mais regulares nos últimos dez dias de setembro e início de outubro, indicando que o padrão está mudando para a região Sudeste, diferente do ano passado”, diz.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado