DA REDAÇÃO: Café – Bolsa de NY encerra em queda com chuvas e dólar em alta no Brasil

Publicado em 25/09/2014 18:29 e atualizado em 26/09/2014 13:55
Café: NY devolve ganhos da sessão anterior e entre os motivos da queda estão as boas perspectivas de chuvas para as regiões produtoras do Brasil e a valorização da moeda americana.

A Bolsa de Nova York para o café arábica registrou preços consideravelmente mais baixos na sessão desta quinta-feira (25) devolvendo grande parte dos ganhos da sessão anterior. O mercado foi pressionado pela questão cambial e a previsão de chuva para as principais regiões produtoras de café.

O vencimento dezembro/14 registrou 182,30 cents de dólar por libra peso com 680 pontos de baixa, o contrato negociado para março/15 anotou 186,50 cents/lb e o maio/15 fechou com 188,95 cents/lb, ambos com queda de 675 pontos. O contrato julho/15 apresenta preço mais alto com 190,50 cents/lb e 665 pontos no negativo.

Em entrevista ao Notícias Agrícolas, o analista de mercado do Escritório Carvalhaes, Eduardo Carvalhaes, afirmou que a volatilidade deve ser constante nas próximas sessões em Nova York. “Esse movimento vemos desde o início do ano com a seca. É bom sabermos que mesmo quando as chuvas se normalizarem isso vai continuar já que é impossível saber o tamanho da safra atual e da próxima, por mais que estimativas sejam feitas sempre há quem conteste”.

Segundo o levantamento mais recente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil deve produzir este ano 45,1 milhões de sacas de 60 quilos de café beneficiado (arábica e conilon). O resultado representa uma redução de 8,16% ou 4.010 sacas a menos que as 49,15 milhões produzidas na última safra. 

Outro ponto ressaltado pelo analista é com relação aos estoques de passagem, considerado um dos menores da história da cafeicultura nacional.

Carvalhaes acredita que mesmo com a chuva nos próximos dias as perdas já estão concretizadas na próxima safra. “A chuva vai estancar as perdas, mas engenheiros agrônomos acreditam em perda grande para a safra do ano que vem” afirma.

Ainda de acordo com o analista, uma subida de patamar mais consolidada poderá ser vista apenas em dezembro ou janeiro quando ficar claro o tamanho da safra 2015. No entanto, a oscilação pode continuar a medida que especulações chegam na bolsa.

O mercado interno continua realizando poucos negócios independente do dólar e da bolsa, deixando assim, as praças de comercialização operando dentro de um grande vazio de ofertas e expectativas. Para Carvalhaes, o produtor deve programar as vendas nos dias de alta e não segurar todo o café.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado