DA REDAÇÃO: Café – Em Três Corações (MG), chuvas são fracas e insuficientes para reverter déficit hídrico dos cafezais

Publicado em 29/09/2014 10:22 e atualizado em 29/09/2014 13:43
Café: Chuvas fracas são insuficientes para reverter déficit hídrico nos cafezais em Três Corações (MG). A expectativa é que os chumbinhos sejam abortados. Preços não cobrem custos de produção e mais produtores devem deixar a atividade neste ano. Situação também afeta a economia das cidades da região.

As chuvas registradas no final de semana na região de Três Corações (MG) foram esparsas, fracas e insuficientes para reverter o déficit hídrico. Desde o início do ano, o estado sofre com a ausência de precipitações, que prejudicaram expressivamente a produção de café.

Com isso, o vice-presidente do Sindicato Rural do munícipio, Heitor Gonzaga Reis, destaca que, a perspectiva é que haja o abortamento dos chumbinhos. Consequentemente, o cenário deve agravar as perdas para a próxima safra.

“É natural que isso aconteça e os produtores já trabalham com perspectiva de perdas para a próxima safra. Em relação às chuvas, temos algumas previsões para os próximos dias, mas não é certeza que se confirmem”, explica o vice-presidente.

Em contrapartida, os preços da saca do café permanecem oscilando bastante, porém, não cobrem os custos de produção. Frente a esse cenário, o vice-presidente sinaliza que está cada vez mais difícil para os cafeicultores se manterem na atividade, o que aumenta a expectativa que mais produtores deixem a cafeicultura neste ano.

Por outro lado, a situação também tem afetado a economia das cidades da região, que pendem exclusivamente da atividade. “Tem muita gente desistindo e isso afeta diretamente a economia da região”, ratifica Reis. 

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado