Preços da arroba do boi continuam sustentados com oferta restrita de animais mesmo diante de uma demanda contida

Publicado em 23/01/2015 11:33
Preços da arroba do boi continuam sustentados com oferta restrita de animais mesmo diante de uma demanda contida

Mesmo com a baixa demanda de carne bovina, o preço da arroba continua estável. O fator responsável por esse equilíbrio é a oferta restrita de animais nesse início de ano. Quem explica é a consultora da Agrifatto, Lygia Pimentel: “Esse começo de ano está sendo interessante pelo ponto de vista dos preços, mas ele não está sendo interessante pelo ponto de vista do regime de chuva. Vide a situação energética aqui no Brasil, que evidenciou a nossa falta de infraestrutura. Isso reflete também sobre a produção do boi gordo. A falta de chuva impede que o pecuarista consiga engordar e terminar o seu boi a curto prazo, especialmente no sudeste e no centro-oeste”. 

“Mesmo com o início das chuvas já tendo acontecido, ainda é insuficiente. Quando a gente olha pra demanda internacional de começo de ano é normal que ela dê uma caída, mas mesmo assim as consequências dessa baixa permanecem. E quando a gente olha pra demanda interna e observa os preços da carne e a oferta, resta interpretar que realmente o boi está fazendo falta no mercado. É por isso que os preços não caem.”

Com essa situação não há nenhuma perspectiva de melhora de demanda interna. O que já estava complicado em relação aos anos anteriores, pode piorar com o cenário de falta de crescimento de PIB e a presença constante da inflação no atual patamar.

“A inflação oficial está em 6,5%, mas quando a gente observa o dia-a-dia e pega a inflação não oficial, aquela que inclui serviços, a gente sabe que está beirando os 11%. Isso afeta diretamente o consumo, porque a gente sabe que há uma relação direta entre o salário do brasileiro e o quanto ele está disposto a comprar de carne.” 

Por: Lucas Mayer

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado