MT proibe plantio da segunda safra de soja e aumenta do período de vazio sanitário no estado. Medida gera polêmica

Publicado em 11/02/2015 12:05
Proibição de plantio da segunda safra de soja e aumento do período de vazio sanitário em MT visa melhor controle da ferrugem no estado e diminui risco de resistência aos fungicidas

“O que estamos fazendo é para preservar a própria cultura de soja”. É assim que Wanderlei Dias Guerra, coordenador de defesa vegetal do ministério da agricultura de Mato Grosso, justifica o aumento do período de vazio sanitário para 1º de maio a 15 de setembro e a proibição de plantio da segunda safra de soja. A razão técnica para essas duas medidas é melhorar o controle do fungo da ferrugem asiática, diminuindo sua resistência aos fungicidas. “Na verdade o aumento do vazio é pra evitar uma perda maior da eficiência dos fungicidas. Quanto mais tempo a soja fica no campo, maior é o número de gerações do fungo, já que a cada dez dias nós temos uma nova geração. E quanto mais fungos se proliferam, maior a possibilidade de se selecionar gerações resistentes a esses fungicidas. Então, o objetivo é que se assegure por um tempo maior um bom controle sobre a lavoura de safra”, explica.

É importante lembrar que esse vazio sanitário é especificamente para a soja, pois ele é quem hospeda a ferrugem asiática. O produtor tem a alternativa de fazer uma segunda safra de algodão, milho ou outra cultura que seja economicamente viável. Pensando desta forma, está em discussão a ampliação ou a criação do vazio sanitário para outros cultivos, visando minimizar os problemas de outras pragas, como é o caso da mosca branca que atinge diversas culturas.

Para Wanderlei Dias Guerra, o período maior de vazio sanitário é fundamental para eliminar o número de gerações do fungo da ferrugem asiática. “O fungo mais resistente que sai da soja normal, colhida até final de março, passa para a safrinha de soja até que ela seja colhida no final de junho. Assim, por ter recebido o dobro de aplicações de fungicida, esse fungo torna-se mais resistente e se hospeda nas plantas guaxas. A partir das plantas guaxas é que o fungo tende a sair para a lavoura seguinte, que começa a ser plantada em 15 de setembro”

A Aprosoja em nota oficial disse que entende que está se dando um enfoque técnico a uma discussão comercial, pois isso acaba tirando do produtor a possibilidade de produzir a própria semente. Além disso, a associação também diz que não existe oferta de semente suficiente para atender todo o estado do Mato Grosso. Entretanto, essa afirmação é rebatida pelo Wanderlei Dias Guerra. “Existe oferta, sim e inclusive sobram sementes. É certo que vem muita semente de fora, produzida em outros estados. Esse não é um enfoque técnico, querendo se indispor com a parte comercial. Eu acho o contrário: nós não podemos pensar comercialmente ou politicamente em desfavor de um pensamento técnico. Até porque a técnica visa toda a cadeia de produção”. Guerra continua afirmando que o produtor não perdeu o direito de produzir sua própria semente, o que está em questão é até quando ele pode fazer isso. 

Por: Lucas Mayer

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado