EXCLUSIVO: Deputados querem prorrogação de 3 anos para averbação da Reserva Legal

Publicado em 26/10/2009 13:24 e atualizado em 26/10/2009 14:33
Prazo para a averbação da Reserva Legal foi prorrogado em seis meses. Agricultura defende a prorrogação do prazo por mais três anos.

A prazo para a averbação da Reserva Legal foi prorrogado em seis meses. O decreto / Lei 6686, que entraria em vigor no dia 11 de dezembro, foi transferido para o dia 11 de junho de 2010. De acordo com o deputado federal Luis Carlos Heinze, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, defende a prorrogação do prazo por três anos.

“Todos nós sabemos que seria impraticável ter todas as propriedades do Brasil regularizadas até dia 11 de dezembro... Em 6 milhões de propriedades, seguramente mais de 90% não têm nada averbado”. Heinze defende ainda que não há tempo hábil para realizar a averbação, mesmo se ela começasse hoje. Ele informa também que existem ações contrárias à questão da Reserva Legal, principalmente nos estados das regiões sul e sudeste, que nunca tiveram reservas.

O deputado informa que já existe uma comissão especial cuidando desse tema, além de projetos na comissão de meio ambiente. “O mais prudente, por parte do governo, é prorrogar o prazo, para não deixar essa espada na cabeça do produtor brasileiro”. O que a frente parlamentar ruralista pede é que as áreas consolidadas em agricultura e pecuária sejam legalizadas. “São 260 milhões de hectares. Isso representa pouco mais de 20% a 25% da área do Brasil. E nós destinamos mais 60% para a preservação. Não tem nada de mais em manter a agricultura e a pecuária”. 


Fonte: Redação N.A.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado