ENIPEC 2010: Manejo adequado durante o desenvolvimento do bezerro beneficia toda a produção

Publicado em 04/05/2010 17:02 e atualizado em 06/05/2010 14:11

João Osmar de Oliveira, Consultor técnico do Grupo Facholi, promove palestra sobre nutrição, genética e qualidade de vida para o animal durante o processo de formação do bezerro. Ele discursa sobre a importância do crescimento do animal, juntamente com uma formação adequada, garantindo uma produção eficiente.

João afirma que um desmame precoce, antes do bezerro alcançar o peso ideal, pode trazer conseqüências e até traumas ao animal. Ele afirma ainda que tudo isso reflete de forma fortíssima na recria prejudicando todo processo de produção. “Dessa forma, estamos fazendo péssimo uso do bezerro, e estamos entregando esse animal para recria já comprometido, já sacrificado” afirma o consultor.

Ele acredita que o ambiente em que a matriz é criada, tanto no quesito alimentação, quanto espaço e conforto trazem muita importância para a formação do bezerro. De acordo com o consultor, ao realizar uma cria eficiente, o pecuarista terá um incremento na produtividade, agregando lucros com arroba mais barata. “Nesse incremento, a intensificação através da produtividade, na pecuária, ela começa no bezerro. Definimos os erros e acertos com o bom uso de um bezerro.” Finaliza João.

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado