ENIPEC 2010: Agronegócio precisa se adaptar ao novo conceito de consumidor

Publicado em 06/05/2010 07:36 e atualizado em 06/05/2010 15:43

Com todo avanço tecnológico é natural, também, uma mudança no hábito dos consumidores. Foi com esse conceito que Márcia Dutra Barcellos, pesquisadora da PUCRS, palestrou durante a ENIPEC 2010.

Atualmente, o mundo em geral, mostra ambientes cada vez mais competitivos, sejam eles no mercado, nos processos de produção e mesmo no pioneirismo de mercado. “A vantagem em ser o primeiro: Aqueles que são pioneiros, que vão desbravando territórios tem uma vantagem maior dentro do mercado” garante Márcia.

Isso, de acordo com a pesquisadora, acontece porque, apesar de serem extremamente contraditórios, os consumidores estão cada vez mais exigentes e buscando uma comodidade maior na hora de comprar. “Nós temos que saber interpretar o mercado para depois organizar nossas produções e poder oferecer algo que os faça comprar. E se ele fica em casa, automaticamente ele acessa mais a internet”.

Márcia afirma que nesse novo segmento a internet é uma ferramenta importantíssima. “A internet é uma ferramenta fortíssima e precisamos utilizar cada vez mais a nosso favor e aos nossos produtos, até para entender cada vez mais o esse consumidor”.

De acordo com ela, mudou o conceito de consumidor. “As pessoas tem menos filhos, estão morando sozinhas, existe uma maior taxa de envelhecimento, e tudo isso muda a visão do consumidor” afirma. “Hoje esse novo consumidor compra tudo pela internet, carne, arroz, açúcar, chocolate. E nós precisamos estar atentos às tecnologias, mesmo no campo em que é mais difícil ter acesso à internet”.

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado