Piauí: Nova fronteira agrícola do país

Publicado em 02/07/2010 14:12 e atualizado em 02/07/2010 18:23
O Piauí que está entre os estados mais pobres do Brasil está encontrando na alta produtividade de soja no solo do cerrado a prosperidade necessária para o desenvolvimento da região sul do estado, no Vale do Rio Gurguéia, da cidade de Bom Jesus.

A cultivo que chegou em meados de 1990 por agricultores vindos especialmente do Sul do país, hoje faz brotar em 400 mil hectares não apenas soja, mas também milho, arroz e algodão, considerada então a mais nova fronteira agrícola do Brasil. Para eles, a migração foi fundamental para a atual realidade em que vivem e prospectam.

Segundo o prefeito de Bom Jesus, Alcino Piauilino, este é o grande celeiro do estado que investe tanto no setor primário como no terciário capaz de mudar o cenário sócio-econômico da cidade.

Apesar de ainda sofrerem com a precariedade de recursos, produtores apostam no associativismo, onde juntos, conquistam a infraestrutura necessária para viverem. “Cada um tem a sua propriedade, mas a associação que administra a estrada, a própria energia elétrica foi a gente que trouxe, o salão comunitário, a água da vila. Então são várias as formas que a associação intervém junto ao distrito, às pessoas”, conta o produtor de Uruçuí, Wilson Marcolin.

No entanto, a mudança do atual Código Florestal Brasileiro que institui por lei uma moratória de cinco anos impedindo novos desmatamentos pode atrapalhar o crescimento da região. “Infelizmente vão continuar a fazer com que nosso estado seja mais pobre onde poderia ser um dos estados mais ricos. Temos agricultura, água, minério, ferro, níquel, fósforo e o que falta? Temos tudo! Então é o gigante que vai acontecer, que está crescendo e o Piauí não pode pagar o preço, ficar só com o ônus dessa lei”, reivindica uma das lideranças da região e produtor rural, Idemar Cover.

Por: Aleksander Horta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado