EXCLUSIVO: USDA surpreende o mercado com números acima do esperado

Publicado em 10/09/2010 13:31 e atualizado em 10/09/2010 14:16
Soja: números do USDA mostram que, após 2 anos, a produção de grãos consegue recompor os estoques finais - mesmo com demanda aquecida. Com colheita da soja norte-americana avançando, preços tenderão a ficar pressionados nas próximas semanas.

 

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos divulgou hoje seu relatório de oferta e demanda sobre disponibilidade de grãos nos estoques finais. Após dois anos, os números mostram que a produção deste ano conseguiu recompor os estoques finais apesar de a demanda estar muito aquecida.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Com relação a produtividade norte-americana, o USDA surpreendeu o mercado quando aponta 334 milhões de toneladas de milho, apesar da quebra na safra e volume recorde sobre a safra de soja, quase 92 milhões de toneladas, aquém do aguardado pelo mercado.

 

Glauco Monte, consultor da FCStone, avalia que a tendência para o médio prazo deverá ser sustentado pela briga de preços entre o milho e a soja. Primeiro porque a demanda por etanol de milho pode aumentar, existe quebra em produtividade mundial e com isso, possivelmente seja necessário aumentar a área plantada. Para o segundo, com consistência de força da demanda internacional por soja, será impossível diminuir áreas a serem plantadas.

 

A conseqüência para os brasileiros segue de pressão nos preços neste curto prazo já que a colheita dos americanos avança nas próximas semanas e o volume de oferta será maior. Segundo o consultor, esta guerra de preços entre as cotações do milho e da soja é bom para os brasileiros.

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado