EXCLUSIVO: Com unidade da Cosan, produtores de grãos preocupam-se com avanço da cana-de-açúcar em Jataí

Publicado em 10/09/2010 14:17 e atualizado em 10/09/2010 16:29
Produtores de grãos de Jataí (GO) temem a entrada de novas usinas sucroalcooleiras no município que podem concorrer com a produção de grãos. O ideal seria permitir plantio da cana em terras mistas, fora da área dos grãos.

 

O município de Jataí (GO) recebeu no início do ano uma unidade produtora de etanol de cana-de-açúcar da Cosan que mesmo após enfrentarem resistência dos produtores de grãos da região, apostam no avanço da cultura. Para os produtores, a entrada de novas usinas acabará com o cultivo de grãos, transformando a região em monocultura canavieira.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Os agricultores uniram-se a uma associação da região e, junto com o prefeito, querem poder delimitar as terras entre aptas ou não-aptas para o cultivo da cana, assim, assegurar que as áreas consolidadas onde se produz soja e milho, permaneçam intactas.

 

Para o produtor de Jataí, Jair Barachi, é possível que a cana seja plantada em zonas compostas por parte degradada e outra cultivável no próprio município. Por outro lado, apóia que ao invés de investir em canaviais, é preciso encontrar técnicas para melhor a eficiente da produção e armazenagem dos grãos.

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado