EXCLUSIVO: Estiagem em Minas Gerais preocupa cafeicultores e castiga as plantas

Publicado em 13/09/2010 13:41 e atualizado em 13/09/2010 16:44
Café: clima seco continua assustando os produtores da região da Cooparaíso. O déficit hídrico já provoca a murcha permanente, secando os ramos. Preços mantem a alta nas Bolsas.

 

O clima continua assustando os cafeicultores de Minas Gerais, especialmente da região da Cooparaíso. As chuvas que estão previstas apenas para o próximo dia 23 provoca déficit hídrico no solo, causando a murcha permanente das plantas, secando os ramos. Enquanto isso, os preços se mantêm em alta nas principais bolsas do mundo.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

O gerente de gestão do agronegócio da Cooparaíso, Marcelo Almeida relata que as folhas estão perdendo muita água com a falta de chuvas, com isso, falta nutrientes para o seu desenvolvimento. A murcha permanente prejudica os cafezais para a próxima safra.

 

Apesar do castigo que o clima está pregando na cafeicultura mineira, o momento é muito bom para o produtor, no entanto, ainda é impossível liquidar as dívidas do passado. O gerente aconselha o cafeicultor a administrar seus ganhos, calculando minuciosamente seus planos com adubação do próximo ano.

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado