EXCLUSIVO: Preços do algodão acompanham altas impulsionadas pelo cenário internacional

Publicado em 13/09/2010 19:14
Algodão: preços superam recorde dos últimos 26 meses, com enchentes nas lavouras da China, e redução dos estoques nos EUA. Apesar da alta, analista considera que ainda existe espaço para a cotação subir mais.

 

O cenário internacional tem favorecido o mercado das commodities nas principais bolsas do mundo, muito dependente do mercado climático que já quebrou a produtividade de importantes safras. Apesar de fechar positivo em Nova Iorque, o algodão está com recuo nos preços no Brasil, mas não deverá ser uma tendência.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Para a consultora de mercado, Maria Lourdes Yamagushi, a queda nos preços brasileiros é apenas um momento para acentuar preços ascendentes, já que a escassez de oferta de algodão no mundo proporcionará altas internas e externas.

 

Quanto a estiagem que o interior do país sofre, influenciado pelo fenômeno climático La Niña que atrasará o plantio das lavouras, a consultora acredita ser cedo para avaliar perdas, mas confirma que as indústrias têxteis do Brasil estão apertadas em estoques vazios. É possível que exista importação de material americano para abastecer indústrias.

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado