EXCLUSIVO: Apesar de bons, triticultores querem melhores preços

Publicado em 15/09/2010 14:00 e atualizado em 15/09/2010 15:42
Trigo: Oeste do paraná colhe super-safra de trigo de altíssima qualidade. Ontem a saca chegou R$ 28,00 a saca, mas produtores esperam preços melhores depois de 2 anos de crise (quando o trigo do PR e do RS acabou vendido como ração para animais).

 

O oeste do Paraná está colhendo sua safra de trigo e aponta altíssima qualidade para o produto com super produtividade. Apesar de os preços estarem altos, os produtores brasileiros querem esperar por valores que além de cobrir o custo da produção, possa remunerá-los. Ontem a saca chegou a R$ 28,00.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Segundo o presidente do sindicato rural de Palotina (PR), Nestor Antonio Araldi, triticultores da região esperaram por dois anos, quando a crise no setor, onde a desvalorização da produção brasileira impediu as vendas internas e fez com que produtores do Paraná e Rio Grande do Sul vendessem trigo de alta qualidade para produção de ração animal.

 

“Nós precisamos no Brasil de um planejamento agrícola para dar incentivo ao produtor brasileiro porque nós somos o celeiro do mundo, temos área para plantar sobrando, mas precisamos de incentivo do Governo. Não adianta mandar dinheiro de monte se depois a produção não cobre o custo que pegou”, diz Araldi.

 

Vale lembrar que o Brasil já foi auto-suficiente em produção e consumo de trigo nacional.

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado