EXCLUSIVO: Leilão de PEP no MT tem apenas comercialização da demanda parcial

Publicado em 15/09/2010 16:19 e atualizado em 15/09/2010 17:53
Milho: Leilão de PEP em MT vende apenas 179 mil das 300 mil toneladas colocadas à disposição. Sem autorização para exportação e com prazo curto de pagamento, compradores evitam compras.

 

 A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou hoje mais um leilão de Prêmio para Escoamento do Produto (PEP) de milho para o Mato Grosso, onde foram ofertadas 300 mil toneladas para comercialização interna. Pela primeira vez apenas 179 mil toneladas foram vendidas em momento que os preços do milho melhoram.

O leilão fora destinado a compradores do Norte do país (exceto Rondônia e Pará), do Nordeste (exceto Bahia, Piauí e Maranhão) e para o norte de Minas Gerais, e aos estados de Espírito Santo e Rio de Janeiro. Como desta vez não fora possível utilizar o prêmio para destinar o produto à exportação, assim como o prazo para escoar e pagar o milho do Mato Grosso muito curtos, não chamou a atenção dos compradores que demandaram parcialmente a oferta.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Segundo Telmo Heinen, especialista em comercialização, em nenhum lote houve depreciação no valor inicial dos prêmios e apenas no lote 2, referente a região de Lucas do Rio Verde e Sorriso houve ajustamento entre a oferta e a demanda de 50 mil toneladas ao prêmio de R$ 6,42 por saca.

 

Com isso, existe a possibilidade de a Conab vir a realizar um novo leilão de PEP para escoar o restante da oferta, mas, mudança principalmente no prazo para a retirada do produto da região se fará necessário.

 

Veja a íntegra dos resultados divulgados pela Conab clicando aqui

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado