EXCLUSIVO: Mercado das commodities agrícolas espera números reais da safra americana, mas já está precificado

Publicado em 16/09/2010 13:56 e atualizado em 16/09/2010 18:08
Direto de Chicago, analista acompanha a valorização do milho. Alta do cereal deverá trazer impactos no preço também no Brasil. Recomendação ao produtor é travar preços no mercado futuro, preferencialmente no sistema de opções.

 

As cotações das principais commodities agrícolas explodiram no mercado internacional, tornando-o extremamente volátil. Influenciadas pelo mercado climático, as negociações esperam por respostas à produtividade de milho dos Estados Unidos, quebra na safra de trigo da Rússia e expectativas para as próximas safras da América do Sul puxam as valorizações. O carro-chefe da vez é o milho que deverá trazer também impactos no preço também no Brasil.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Direto de Chicago, Pedro Dejneka, analista de mercado de uma das maiores corretoras dos EUA, a RJ O’Brian, ele acompanha a volatilidade do mercado, mas garante que as respostas para o futuro dos preços depende dos resultados sobre a produtividade da safra norte-americana, uma vez que os números iniciais do relatório do Departamento de Agricultura do país (USDA, sigla em inglês) estão aquém do que se mostra agora.

 

A quebra na safra da Rússia não era esperada pelo mercado e, segundo Dejneka, foi a faísca para elevar o mercado das commodities, principalmente quando os fundos então começaram a participar do movimento das bolsas internacionais.

 

Apesar da volatilidade, esse mercado está precificado à espera dos números reais sobre a safra norte-americana e, para os brasileiros, o impacto da subida pode chegar e remunerar o produtor.

 

Muito comum aos agricultores americanos, a recomendação do analista é travar os preços no mercado futuro, preferencialmente no sistema opções para assegurar os valores altos na hora de comercializar, mesmo se o mercado virar e os preços caírem. Quanto ao câmbio, castigo dos brasileiros, ele não acredita no valor sofrer novas altas, apesar de bom para o exportador.

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado