EXCLUSIVO: Cafeicultores mineiros perdem até 10% da produtividade por semana com estiagem

Publicado em 17/09/2010 13:55 e atualizado em 17/09/2010 16:45
Café: estiagem tira 5% de produtividade por semana dos cafezais do planalto de Minas. Preços recuam nesta sexta-feira, com realização de lucro em N. York, mas os fundamentos mostram que falta café de qualidade.

 

As perdas na produtividade de café de Minas Gerais já precificam altos preços na Bolsa de Nova York e preocupa os produtores da região que vêm a estiagem tirar entre 5 e 10% da produtividade por semana dos seus cafezais. Nesta sexta, os preços recuam em Nova York com realização de lucro, mas os fundamentos mostram que faltará café de qualidade.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

O presidente do sindicato rural de Boa Esperança (MG), Manoel Joaquim da Costa, relata que as perdas são maiores nas regiões de cerrado e solo arenoso, mas no geral, a produtividade caiu 50%. No sul de Minas, a queda se compara à de 2007.

 

É triste a situação dos cafeicultores brasileiros que enxergam os tão sonhados altos preços baterem máximas no mercado internacional e, o Brasil como maior exportador do grão, teme não ter produto de qualidade para entregar em ano de bianualidade.

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado