EXCLUSIVO: Estiagem atrasa colheita da mandioca e a cadeia espera as chuvas para calcular perdas. Preços são excelentes.

Publicado em 17/09/2010 16:53 e atualizado em 17/09/2010 18:07
Mandioca: estiagem prejudica colheita e preços da mandioca atingem maior patamar do ano. Indústrias de amido utilizam estoques e esperam que o início das chuvas incremente a oferta.

 

O mercado do amido da mandioca vem puxado por maior patamar de alta do ano devido a baixa oferta da raiz para as indústrias. Problemas com estiagem nas regiões produtoras atrasam as colheitas, mas não prejudicam os estoques das processadoras.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Segundo o presidente da ABAM (Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca), Antônio Donizetti Fadel, o cenário deve perdurar até o final do ano, onde os preços se manterão nos atuais patamares de R$ 257,00 a tonelada da fécula, como levantou o CEPEA.

 

O que os produtores aguardam ansiosos é o começo das chuvas para voltar a colher e então incrementar o processamento das indústrias que hoje operam com apenas 40% da sua capacidade. Assim, será possível também calcular o total em perdas para começar a analisar as possibilidades de aumento do próximo plantio a fim de aproveitar os altos preços.

 

Mesmo sendo o concorrente direto do amido da mandioca, Fadel afirma que o amido de milho tem o desenho de um novo cenário de preços, mas não afeta o mercado da mandioca, já que existe demanda para ambos.

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado