EXCLUSIVO: Chuvas pontuais não resolvem estiagem nas regiões cafeeiras do Brasil

Publicado em 20/09/2010 19:18
Café: choveu esta tarde na divisa de S. Paulo com Minas Gerais. As chuvas vieram acompanhadas de rajadas de vento e granizo. Com a previsão de chuvas mais fortes a partir do dia 1.o, os preços vieram abaixo em N. York, com realização de lucros por parte dos fundos.

 

Apesar de dia de intensa chuva na região de Andradas, Espírito Santo do Pinhal e sudoeste de Minas Gerais, o granizo que passou por algumas propriedades pode acabar com os chumbinhos que floraram no final de semana trazendo novas perdas. Seca já traz muito prejuízos e preocupa cafeicultores. A Bolsa de Nova York já precifica altos preços com perdas no Brasil.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Segundo o engenheiro agrônomo, Celso Scavanachi, algumas pancadas pontuais ainda foram piores para os cafezais, pois fez os chumbinhos das plantas florescerem, mas não sobrou águas nos solos para manter umidade da árvore.

 

Apesar de as previsões climáticas indicarem chuvas regulares a partir de 1º de outubro, aos cafeicultores fica a dúvida se a florada vai ou não abrir já que não existe expectativa de safra alta em ano de bianualidade.

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado