EXCLUSIVO: Onze dólares por bushel deve ser a nova realidade de preço a soja, afirma analista

Publicado em 22/09/2010 13:38 e atualizado em 22/09/2010 16:49
Soja: cotações em alta são puxadas pelo mercado climático que está apreensivo para o plantio das safras Sul-americanas. Analista acredita que a nova realidade de preços para a soja seja de 11 dólares por bushel.

 

Há mais de 30 dias, após a quebra da safra do trigo na Rússia, o mercado vem puxando consecutivas altas para o milho e a soja. O milho que sofre perda de produtividade na colheita da safra norte-americana, acaba por trazer para a soja um mercado mais oportuno, onde a demanda sustenta os preços com a necessidade mundial por grãos. O mercado climático é o atual ditador do futuro das commodities que começa a ficar apreensivo para o plantio das safras sul-americanas.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Influenciado neste próximo ano safra pelo fenômeno climático La Niña, os prêmio se elevam nos portos sobre os contratos futuros precificados para Argentina, Paraguai e Brasil. Por isso, o analista de mercado, Carlos Cogo, acredita que as cotações da soja entram agora em uma nova realidade de preços para o grão: 11 dólares por bushel.

 

Dentro do contexto mundial, nos Estados Unidos já existe uma briga por área a ser plantada na próxima safra, é possível que reduzam a área de soja e avancem com o cultivo do milho. Para os brasileiros, essa dúvida é muito bem esclarecida já que para se plantar milho, inevitavelmente se pensa no apoio que o Governo precisa dar ao setor para que haja comercialização do cereal.

 

Já para a soja a situação é inversa. A demanda mundial pela oleaginosa garante expansão em até 6% da área plantada para atender as vendas, pois garante venda antecipada e ótimo níveis de preços. O milho deve reduzir em área na safra de verão, mas compensa no inverno, na cultura da safrinha de 2011.

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado