EXCLUSIVO: Em dia de realização de lucros, demanda sustenta preços da soja

Publicado em 23/09/2010 17:22 e atualizado em 23/09/2010 18:07
Soja: fechamento com alta de até 5 pontos hoje em Chicago, enquanto o milho e o trigo tiveram fortes perdas liquidando últimos ganhos. USDA e Informa fortaleceram os fundamentos altistas sobre demanda da soja.

 

O pregão na Bolsa de Chicago caminhou em dia de poucas volatilidades. Enquanto o milho perdeu até 5 pontos no vencimento dezembro e o trigo caiu forte, perdendo mais de 22 pontos em seus principais vencimentos, a soja fechou com ganhos de até 5 pontos. Em mais um dia, os fundos entraram comprando para liquidar as altas dos últimos dias.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Se não fosse a divulgação de mais um relatório semanal de exportações em que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês) afirma números mais firmes do que o mercado esperava (cerca de 1,8 milhão de toneladas de soja, contra próximo a 750 mil toneladas de especulação), somado a estimativa da consultoria norte-americana Informa sobre volume da safra abaixo do que informou o USDA, as cotações da soja teriam realizado lucros hoje.

 

Segundo o consultor da FCStone, Eduardo Sanchez, Chicago ainda olha para a situação do milho e do trigo no cenário macroeconômico após as perdas nas principais safras do mundo e não tem uma resposta para o tamanho do déficit ao abastecimento da demanda que se mantém muito aquecida. Já para a soja, o fator demanda sustenta tendência altista para o mercado no médio e longo prazo.

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado