EXCLUSIVO: Demanda por fertilizante cresce no Brasil em 2010

Publicado em 24/09/2010 14:37 e atualizado em 24/09/2010 16:40
Fertilizantes: demanda cresce 2,4% em todo o país, de janeiro à agosto, mesmo com problemas nos portos. No primeiro semestre do ano, os preços estavam mais baixos e produtores anteciparam compras.

 

Segundo levantamento da ANDA (Associação Nacional para Difusão de Adubo), de janeiro a agosto de <?xml:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />2010 a demanda por fertilizantes no Brasil foi de pouco mais de 13,5 milhões de toneladas, cerca de 2,4% a mais sobre as 13.260 milhões utilizadas em 2009. Mato Grosso ainda é o estado que mais consome insumos agrícolas, na frente de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, como ranking.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Historicamente, o segundo semestre do ano tem elevação nos preços dos químicos devido a proximidade com o início do plantio das principais safra. Conforme aconselhado pela Anda, os produtores que anteciparam suas compras já no primeiro semestre do ano, hoje devem somar custo de produção mais baixo, já que o insumo esteve mais barato no mercado.

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado