EXCLUSIVO: Brasil pode ter mudança nos padrões de qualidade do milho

Publicado em 28/09/2010 14:07 e atualizado em 28/09/2010 16:39
Milho: mudança nos padrões de qualidade, com exigência de menos grãos quebrados, assusta quem não pode investir em tecnologia. Consulta pública foi prorrogada por mais 6 meses.

 

Desde janeiro deste ano, o Ministério da Agricultura (MAPA) colocou em consulta pública uma normativa para ser discutida por toda a cadeia produtora de grãos, onde o setor exportador de milho do Brasil propõe alteras os padrões de qualidade, exigindo menos grãos quebrados. A medida assusta quem não pode investir em tecnologia.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Segundo o gerente de operações da C. Vale (Cooperativa Agroindustrial), Alcemir Chiodelli, os grãos avariados comprometem a qualidade nutricional do milho, portanto, será preciso investir em tecnologia para obter mais qualidade. A mudança no padrão exigirá do MAP mais apoio à produção, principalmente de quem não tem acesso à essa tecnologia.

 

Para que a proposta seja avaliada também por sindicatos, produtores rurais, federações e toda a cadeia produtiva do milho, o MAPA prorrogou por mais seis meses a consulta pública.

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado