EXCLUSIVO: Produtor de cacau muda manejo da lavoura e se livra de fungos

Publicado em 28/09/2010 14:13 e atualizado em 28/09/2010 16:02
Cacau: produtor do Sul da Bahia consegue diminuir o ataque do fungo da vassoura-de-bruxa fazendo podas e mudando o manejo na lavoura. Preços estão pressionados pela entrada da colheita da Costa do Marfim.

 

No mercado internacional, os preços do cacau seguem pressionados pela entrada da colheita a Costa do Marfim, responsável por 43% da produção mundial. No Brasil, um produtor do Sul da Bahia está conseguindo diminuir o ataque do fungo chamado popularmente como “vassoura-de-bruxa” e assim, alcançando o rendimento desejável de produtividade.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

O segredo do produtor de Gandú (BA), Edvaldo Sampaio está na mudança do manejo da sua lavoura nas práticas de adubação, poda, colheita e uréia. Segundo ele, o cuidado mais importante é na hora da poda.

 

Na região, normalmente os agricultores podam suas árvores entre janeiro e maio, mesmo período de reprodução do fungo. Para escapar da vassoura-de-bruxa, o produtor decidiu antecipar a poda que hoje faz entre os meses de setembro e novembro. Na época do amadurecimento da parte vegetativa do cacau, logo no começo do ano, o fungo não consegue se reproduzir nas folhas novas.

 

Sampaio chegou a ter perda de 70% da sua produção na época da vassoura-de-bruxa, hoje, ele faz as práticas em que o fungo toma uma posição contrária ao cultivo do cacau e com isso, torna as árvores resistentes ao fungo.

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado