EXCLUSIVO: Queimadas pelo Brasil aguardam chuvas de outubro para cessar

Publicado em 29/09/2010 14:16 e atualizado em 29/09/2010 16:09
Radares do INPE mostram que, mesmo com as chuvas, as queimadas continuam destruindo o centro-oeste brasileiro, principalmente o Mato Grosso, além do Tocantins, Maranhão e Piauí. Técnicos garantem que os incêndios têm mão do homem...

 

A falta de chuvas por todo o Brasil faz avançar em algumas regiões também as queimadas. Os radares do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) registraram até agora mais de 12 mil focos de incêndios principalmente no centro-oeste, norte e nordeste brasileiro. Apesar de a previsão apontar início das precipitações em outubro, elas devem chegar só na segunda quinzena do mês.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Para o pesquisador do INPE, Fabiano Morelli, o ano já se caracteriza como crítico e as chuvas são ansiosamente aguardas para amenizar a situação.

 

Os estudos técnicos do Instituto garantem que os incêndios são ocasionados devido à alguma ação do homem, não se originam naturalmente. As informações de campo mostram que mesmo sem intenção, a queimada na queima de folhas secas, lixos e assim por diante.

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado