EXCLUSIVO: Descaso governamental pode ser o foco para o descontrole das queimadas no país

Publicado em 29/09/2010 14:32 e atualizado em 29/09/2010 17:54
Incêndios nas matas e nas áreas de lavouras estão descontrolados no interior do Brasil. Assentamentos e sem-terra não são multados pelo Ibama, por causa da politicagem e das eleições.

 

Os incêndios no interior do país fogem do controle devastando o meio ambiente e as áreas de lavouras. São mais de 12 mil focos de incêndio entre as regiões centro-oeste, norte e nordeste do Brasil. O problema pode ser muito mais do Governo do que meteorológica.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Para o jornalista, José Hamilton Ribeiro, que esteve no centro-oeste ainda este mês relata que a situação está acima da média estatística prevista e enumera em três as razões para o fenômeno exagerado: de ordem meteorológica, as secas entraram por um período mais longo este ano; as outras duas são por conta do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) que não faz o acompanhamento e o controle das queimadas a partir do início do ano, bem como, não multam os assentados e sem-terra que incendeiam suas terras na intenção de abrir áreas agrícolas.

 

José Hamilton acredita na politicagem e no ano eleitoral distribuidor de terras aos desocupados da cidade, mas no descaso governamental que abandona o proprietário de pequenos lotes sem conhecimentos para com os tratos com a terra.

 

“A esperança é que volte (as queimadas no próximo ano) aos níveis aceitáveis e que a queimada seja desde o começo do ano ponto de preocupação do IBAMA e não deixar só para depois de punir, perseguir (as propriedades rurais)...”, diz.

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado