EXCLUSIVO: Cotações em queda em Chicago pressionadas por relatório altista do USDA

Publicado em 30/09/2010 13:37 e atualizado em 30/09/2010 15:31
Soja cai em Chicago, puxada pelo milho e trigo. Estoques divulgados pelo USDA vieram 20% acima do esperado pelo mercado. No Brasil, a CNA alerta para a venda antecipada pois poderá haver complicações mais à frente por causa do La Niña.

 

As cotações da soja caem na Bolsa de Chicago hoje, puxadas pelo milho e trigo após o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês) divulgar que os estoques do país estão 20% superior ao que o mercado esperava. No Brasil, a preocupação com a influência do La Niña sobre as safras, alerta produtores a se preocuparam com a antecipação das vendas.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Uma vez que a estiagem no centro-oeste brasileiro pode comprometer o plantio da segunda safra de milho na região (safrinha), mudança no planejamento das safras pode acontecer. João Birkhan, diretor da Centro Grãos, afirma que, apesar de o atraso das chuvas não comprometer o plantio da safra de soja, existe possibilidade de uma janela aberta para a safrinha de milho, por outro lado, os bons preços no mercado internacional para o algodão pode levá-los a plantar a fibra como safra agora no verão.

 

Para a soja, a colheita avançada nos Estados Unidos pressiona as cotações com a entrada da oleaginosa no mercado pelos meses de setembro e outubro. Entretanto, para o longo prazo, a demanda internacional, principalmente da China, dá força para a sustentação dos preços.

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado