EXCLUSIVO: Apesar das chuvas, café mantém preços firmes no mercado internacional

Publicado em 01/10/2010 13:59 e atualizado em 01/10/2010 16:23
Café: mesmo com chuvas em Minas o preço se mantém no mercado internacional. Recomendação ao produtor: vender aos poucos, conforme a necessidade. Na questão da troca de padrão BM&F, cafeicultor deve analisar custo/benefício.

 

A cotação do café na Bolsa de Nova York se mantém estável, mesmo com a chegada das chuvas nas principais regiões produtoras de café do Brasil. Mudança no padrão de qualidade do café para exportação na BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros) pode beneficiar o cafeicultor que souber analisar o custo/benefício do negócio.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

A classificação passará a ser tipo 4, ante o tipo 6. Segundo o presidente da Cooxupé, Carlos Paulino, a qualidade 6 acumulava muito defeito e, para o tipo 4, cresce a despesa do cafeicultor que pretende adequar sua produção para exportação, com certificação na bolsa pra a entrega.

 

Quanto aos preços, Paulino acredita na sustentação do mercado, formador de um novo patamar de preços na média de R$ 300,00. Se a expectativa para ano de bianualidade em produção pode comprometer o abastecimento dos estoques, o presidente da Cooxupé aconselha vendas compassadas, conforme a necessidade.

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado