EXCLUSIVO: Atraso das chuvas no MT compromete o plantio da safrinha de milho

Publicado em 01/10/2010 14:14 e atualizado em 01/10/2010 17:49
Soja: o meio-norte do MT ainda não tem condições de fazer o plantio. As chuvas deste final de semana serão fracas, e a sequência, a partir de 15 de outubro, ainda não garante a brotação. Haverá atraso no plantio da safrinha do milho no MT.

 

A seca prolongada no meio-norte do Mato Grosso ainda não permitiu aos sojicultores iniciar o plantio do grão e mesmo com as chuvas previstas para o final de semana, fracas, serão suficientes para agüentar até 15 de outubro, quando então as precipitações chegam com intensidade, garante a brotação da planta. Situação pior é para o milho da safrinha, já atrasado.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

O presidente do sindicato rural de Lucas do Rio Verde, Julio Cimpak, relata que existe a possibilidade de perda das sementes lançadas ao solo por produtores que estão arriscando o início do plantio. A lavoura de soja pode agüentar até 20 de outubro para ser iniciada. O risco maior do milho é para com os estoques que não devem ser suficientes até o plantio da safrinha.

 

As chuvas deste final de semana devem atingir 15 milímetros, mas a reserva hídrica necessária ao solo mato-grossense é de 80 a 100 milímetros, previstas para começar na segunda quinzena de outubro.

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado