EXCLUSIVO: Falta de oferta sustenta cotações do algodão em alta por mais dois anos

Publicado em 11/10/2010 14:14 e atualizado em 11/10/2010 16:49
Algodão: mercado deve se manter aquecido pelos próximos dois anos. Para os produtores brasileiros, a tendência de alta traz expectativa positiva com início da nova safra. Sem oferta no mercado, os preços sobem em Nova York.

 

O relatório do Departamento Agrícola dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês) fez as cotações nas bolsas financeiras explodir em suas altas. Para o algodão, o movimento não foi diferente, já que não existe oferta para a demanda aquecida mundial. Perda nas principais safras da fibra mudou o cenário que tende a ser altista pelos próximos dois anos.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

A alta lá de fora reflete para os produtores brasileiros positivamente, quando já pensam em aumentar a área plantada no próximo ano safra 2010/11. Mesmo a moeda brasileira se valorize frente ao dólar, serão as altas do mercado que segurarão as cotações.

 

Por outro lado, a indústria não conseguiu ainda repassar o valor mais caro das suas compras para a mercadoria final do consumidor. As compras deverão cessar momentaneamente, segundo a analista de mercado, Maria de Lourdes Yamaguti, mas como falta produto no mercado, a conseqüência será apenas de repiques em alta e baixa nas cotações.

 

O Governo do Brasil autorizou importação de até 250 mil toneladas até maio de 2011. “Embora o mercado esteja um pouco retraído, a tendência é de alta. Eu acredito que mesmo se entrar (importação) essas 250 mil toneladas aqui no Brasil, mesmo com essa intenção, o mercado deve se manter em alta”, afirma Yamaguti.

 

É importante lembrar que os estoques brasileiros estão com 200 mil toneladas de algodão, quando deveriam ter um volume de 500 mil toneladas para abastecer as indústrias até a entrada da próxima safra.

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado