EXCLUSIVO: Mesmo em dia de realização de lucros, cotações são remuneradoras ao sojicultor brasileiro

Publicado em 13/10/2010 19:05
Soja: Realização de lucros na CBOT mostra preços remuneradores para os produtores brasileiros. Analistas recomendam a fixação de parte da safra. No interior preços sobem 2 reais por saca.

 

O dia começou positivo para as cotações da soja, mas encerrou o pregão em perdas na Bolsa de Chicago, após os fundos realizarem lucros. Na última sexta-feira (08), o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) anunciou estoques mundiais abaixo do que o mercado esperava e o milho puxou as cotações de todas as commodities agrícolas, sendo que a soja bateu seu limite de alta dos últimos 14 meses.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Ricardo Lorenzet, analista da XP investimentos, explica que as expectativas estão voltadas para as safras da América do Sul. No Brasil, a previsão indica volta das chuvas em intensidade agronômica ideal a partir da próxima quarta-feira (20) e a bolsa reflete em realização de lucros por parte dos fundos especuladores. A demanda, principalmente da China, pela oleaginosa diz para as produções mundiais que não pode haver perdas.

 

Por outro lado, os preços podem ter atingido seu limite de alta e os atuais preços são oportunos para o produtor travar negócios em posições futuras do mercado. Lorenzet explica que o patamar é interessante já que desde o começo do ano, o produtor obtém rentabilidade no seu negócio quando a relação de troca melhorou e agora os preços mais altos.

 

O analista projeta que no curto prazo, o cenário continua com o milho na esteira puxando as altas, há a briga por área a ser plantada nos Estados Unidos e os fundos mantendo posições fortemente compradas. Portanto, apesar de o risco climático que assola o inicio do plantio sul-americano fazendo com que os preços possam subir ainda mais, é hora de o agricultor garantir alguns lucros.

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado