EXCLUSIVO: Paraná reduz área plantada de milho enquanto os preços disparam em Chicago

Publicado em 14/10/2010 19:30
Milho do Paraná já está plantado, mas com redução de área, porque os preços não estimularam os agricultores. As chuvas chegaram em quantidade, e a perspectiva é de uma safra paranaense tranquila.
Enquanto o Mato Grosso espera a entrada das chuvas previstas com maior intensidade a partir do dia 20 de outubro para iniciar o plantio das safras, o Paraná já semeou sua safra de milho e antecipa a de soja. Com preços baixos entre junho e julho, a produção deverá ser reduzida.

Segundo o presidente da Coamo (Agroindustrial Cooperativa de Campo Mourão), José Aroldo Galassini, a redução das lavouras de milho de Campo Mourão (PR) chegam a 17,6% e no Paraná, pouco mais de 13%. No entanto, com as cotações positivas, os produtores voltam a se animar com o plantio da nova safra.

Vale lembrar que o Governo está escoando o cereal através das exportações, adquirida pelo PEP (Prêmio para Escoamento do Produto), cerca de 10 milhões de toneladas e o presidente da Coamo afirma sobrar nos estoques de passagem.

Galassini prevê que mesmo com a redução de áreas plantadas e expectativa de que o consumo aumente no próximo ano safra 2010/11, os preços sejam suportados por essa demanda.

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado