EXCLUSIVO: Atraso das chuvas põe no limite a janela de plantio da segunda safra de milho

Publicado em 18/10/2010 12:45 e atualizado em 18/10/2010 15:29
Plantio no Oeste do MT ainda não está normalizado. Somente 7% da área foi semeada, e a janela está se fechando. O prazo máximo para permitir a 2a. safra com milho é a próxima quarta-feira.

 

Apesar de a semana iniciar com chuvas no centro-oeste brasileiro, o plantio na região oeste do Mato Grosso não está normalizado. Apenas 7% ad área foi semeada e a janela de plantio está se fechando, quando o prazo máximo para permitir a segunda safra com milho encerra na próxima quarta-feira.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

As previsões indicam que as chuvas devem se chegar em quantidade agronômica no centro-oeste a partir do dia 20 de outubro, portanto, ainda a esperança para que o agricultor não perca mais da metade do que já foi jogado a terra. Campo Novo do Parecis tem cerca de 350 mil hectares de lavouras, dentro da área do Parecis que ao todo é composto por mais de 1,5 milhão de hectares para produção de alimentos.

 

Os produtores estão preocupados. Mesmo sabendo que apesar de a chuva anualmente atrasar, neste a situação pode ser muito pior. Dos 120 dias que a soja tem para completar seu ciclo de amadurecimento, calculado o plantio a partir do dia 20 próximo, o início do plantio começa em 20 de fevereiro, período muito preocupante para cultivar a segunda safra.

 

Segundo o presidente do sindicato de Campo Novo, Odenir Ortolan, o plantio do milho safrinha pode ter grandes perdas, mas para o algodão, a produção já pode estar comprometida.

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado