EXCLUSIVO: Analista enxerga mercado internacional muito consistente para os grãos

Publicado em 20/10/2010 12:36 e atualizado em 20/10/2010 14:59
Soja: principais vencimentos superam 12 dólares em Chicago, com compras da China. Entendimento é que, em caso de recuo, preços ficarão na média dos 11 dólares. No entanto, se houver qualquer complicação climática, o céu é o limite.

Mesmo com a China aumentando sua taxa de juro para segurar a economia do país, hoje anunciou nova compra de 180 mil toneladas de soja dos Estados Unidos e faz com que os principais vencimentos da Bolsa de Chicago (CBOT) superem os 12 dólares por bushel. Mercado internacional precifica a preocupação com influência do La Niña nas safras Sul-americanas e a briga por áreas entre os grãos dos norte-americanos.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Segundo Flávio França, analista da Safras e Mercado, a demanda é a variável mais consistentes, responsável por sustentar tanto o mercado da soja, como o do milho e trigo, ou seja, o novo patamar de preços é hoje uma realidade para os grão após as perdas em grandes safras como da Rússia, Austrália, Ucrânia em meados deste ano.

 

O analista aposta que, em caso de recuo, os preços deverão ficar na média dos 11 dólares o bushel da soja. No entanto, se houver qualquer complicação climática, o céu é o limite para as cotações.

 

A recomendação então fica para o produtor que ainda tem produto para comercializar, entrar no mercado vendendo, até por que, mesmo o mercado interno atinge os melhores preços do ano. Quanto ao produto a ser colhido no final de fevereiro da safra nova, o conselho é realizar vendas compassadas.

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado