EXCLUSIVO: Preço do café pode se manter por mais 1 ano e meio

Publicado em 26/10/2010 13:06 e atualizado em 26/10/2010 17:09
Alta do café deverá perdurar por mais duas safras, com quebra na produção da Colômbia e do Vietnã. Mas mesmo com novos recuos, o panorama da cafeicultura é bem diferente da crise de 1977.

 

As cotações do café sobem acima de 100 pontos na Bolsa de Nova York e trabalha a US$ 2 a libra-peso. Segundo especulações de analistas, a crença é que novas altas podem acontecer por mais duas safras com a quebra na produção da Colômbia e do Vietnã. Mesmo que haja recuo, o panorama da cafeicultura atual é bem diferente da crise de 1977.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Para o analista da Newedge Corretora, Rodrigo Costa, os colombianos devem continuar segurando o grão disponível, enquanto no Vietnã, os cafeicultores não possuem disponibilidade para vendas. Contudo, o patamar de US$ 2 a libra-peso deve perdurar por mais um ano e meio.

 

No médio e longo prazo, o cenário pode mudar, porém, mesmo com recuo das cotações, desta vez, tendem a não ser pesadas para a cafeicultura. Rodrigo avalia que ao produtor que planejar as safras e manusear corretamente sua lavoura, aproveitará os preços altos ou se proteger negociando com contratos do mercado futuro.

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado