EXCLUSIVO: Agricultores catarinenses sentem o efeito do La Niña e a preocupação começa

Publicado em 28/10/2010 12:53 e atualizado em 28/10/2010 15:52
Preço do leite tem leve alta, mas frango perde 10% de valor em relação ao início do mês. E no Oeste de Sta. Catarina sindicatos fazem reunião com a Federação para tratar do clima. Efeito La Niña começa a trazer intranquilidade aos produtores rurais.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Produtores rurais se reúnem hoje com a Faesc (Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina) para discutir os problemas que a seca causada pela <?xml:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />La Niña já começa a trazer para a agricultura. Apesar de o preço do leite ter tido alta nos últimos dias, a produção diminuiu. O frango já perdeu 10% do seu valor em relação ao início do mês, enquanto as outras carnes têm valorização.

 

Segundo o vice-presidente da Faesc, Nelton Rogério de Souza, o nível médio das chuvas muito abaixo do esperado para o período vem preocupando o estado de Santa Catarina, em especial, a região oeste. O problema é que a tendência para os próximos meses que finalizam o ano é de mais diminuição das águas, com risco de faltar também em abastecimento da população.

 

As indústrias leiteiras tem muita dificuldade de encontrar a oferta necessária para produção industrial. A seca é anormal e a diminuição na produção diminuiu significativamente nos dois últimos meses. O preço médio do leite no varejo gira em torno de R$ 1,80, enquanto os produtores recebem até R$ 0,70.

 

Quando ao frango, o que resta às empresas é desovar seus estoques. A valorização na cotação das carnes bovina e suína puxou a do frango, mas agora não acompanha mais as altas. O câmbio castiga o setor impedindo maiores exportações das aves, mercado que cresceu bastante esse ano. Em momento que o preço dos grãos que compõe a ração dos animais estão em alta.

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado