EXCLUSIVO: Atraso das chuvas quebra janela para plantio da soja precoce e safrinha de milho em todo o país

Publicado em 29/10/2010 12:47 e atualizado em 29/10/2010 15:50
Falta de chuvas regulares faz o plantio atrasar em todo o País. No MT a lavoura está 20% atrasada em relação ao ano passado. A consequência é a perda da janela da soja precoce e a perda das vantagens para a produção do milho safrinha.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

O atraso das chuvas no Brasil fez com que o plantio dos grãos atrasasse por todo o país. Segundo levantamento do IMEA (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), o Mato Grosso está com a lavoura 20% atrasada com relação ao ano passado, causando perda de janela para plantio da soja precoce e desvantagens para a produção do milho safrinha.

 

O assessor técnico da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Gustavo Prado, afirma que as chuvas não chegaram em quantidade ideal para avançar no plantio. No mesmo período do ano passado, já havia sido plantado 50% da área de milho, ante cerca de 35% neste ano.

 

A defasagem prejudica todo o centro-sul do país em ano influenciado pelo fenômeno climático <?xml:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />La Niña. Precavidos, os produtores passaram a migrar suas culturas, sendo hoje o maior cultivo em soja, enquanto o mercado internacional aponta escassez de oferta de todos os tipos de grãos e fibras. Para Prado, mesmo com cotações sustentadas pela demanda, o agricultor ainda precisa de maiores valores para suprir a menor produtividade prevista.

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado