EXCLUSIVO: Brasil tem a maior agricultura de irrigação da América Latina, mas Governo não reconhece

Publicado em 29/10/2010 13:09 e atualizado em 29/10/2010 17:23
Irrigação aumenta a produção de alimentos, mas no Brasil os produtores enfrentam preconceitos e obstáculos para utilizar até mesmo a água das chuvas. A prioridade para o Governo é a produção de energia.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

O sistema de irrigação nas lavouras aumenta a produção de alimentos, mas no Brasil, os agricultores enfrentam preconceito e obstáculos para utilizar a água das chuvas. Goiás tem hoje a maior região agrícola irrigada da América Latina. Falta incentivo do Governo que começou a reconhecer o desenvolvimento só agora.

 

A região de Cristalina (GO) possui 600 pivôs de irrigação para 50 mil hectares de terras. Durante o ano comercial, cultivam até 33 culturas diferentes, todas da cesta básica do brasileiro utilizando água das chuvas. “Nós não fazemos loucura com a água, nós fazemos tecnologia”, diz o presidente da Comissão de Cereais da FAEG (Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás), Alécio Maróstica.

 

A atividade que começou em 1986 busca novas tecnologias para maior economia de água. Maróstica explica que no início eram gastos <?xml:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />550 milímetros de água para irrigar uma safra de feijão, hoje gastam 350 milímetros.

 

Porém, após mais de 20 anos que o Governo decide investir na atividade, depois de os próprios agricultores levarem as tecnologias para Goiás. Segundo o presidente da Faeg, o Governo está com um projeto de construção de uma barragem para acúmulo maior de água, dentro das normas ambientais. Se acontecer, a região de Cristalina terá mais 40 mil hectares de terra destinadas a agricultura de irrigação.

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado