EXCLUSIVO: Psís deve aumentar a produção de biodiesel e mudar o rumo das exportações da soja

Publicado em 03/11/2010 13:10 e atualizado em 03/11/2010 16:06
Biodiesel deverá crescer no Brasil e adição de óleo de soja deverá mudar as exportações de grãos para a China. Tendência é de aumento das exportações de farelo enquanto a soja será esmagada por aqui mesmo, permitindo maior valor agregado no Brasil.

 

A produção de energia renovável deverá crescer no Brasil já em 2011. A entrada de novas fábricas no país estima acompanhar o consumo crescente somado a obrigatoriedade da adição do biodiesel no combustível de 5%, hoje produzido à base da soja. A tendência é de aumento das exportações de farelo, enquanto a soja será esmagada no Brasil, permitindo maior valor agregado ao setor brasileiro e deverá mudar o rumo das exportações de grãos para a China.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Segundo Telmo Heinen, especialista em comercialização, é preciso inclusive que o próximo Governo reveja a legislação sobre os impostos cobrados de produtos acabados das importações, bem como, incentivar a produção interna dos produtos. Medida que mantém os grãos no mercado interno, a fim de aproveitar os altos preços da soja e viabilize o cultivo de outras culturas oleaginosas, como a canola e o girassol.

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado