EXCLUSIVO: Fed injeta dinheiro na economia dos EUA, mas dólar fraco tira lucro do produtor brasileiro

Publicado em 03/11/2010 18:26 e atualizado em 03/11/2010 19:29
Soja termina a quarta-feira em alta, reflexo do pacote de Obama que deverá jogar US$ 600 bilhões no mercado. Dólar deverá cair perante outras moedas e aumentar os negócios (e valor) das commotidies agrícolas. Mas o câmbio no Brasil deverá reduzir-se ainda mais
Para incentivar o consumo, o Federal Reserve (Fed) norte-americano decidiu investir hoje US$ 600 bilhões na economia do país. Se por um lado o dólar mais fraco sustenta os preços mais altos das commodities, em especial agrícolas, na Bolsa de Chicago, do outro, o produtor rural brasileiro não tem o reflexo dos valores no seu bolso.

Segundo Ricardo Lorenzet, analista da XP Investimentos, a situação do dólar é muito preocupante já que está muito desvalorizado frente ao real.

No Brasil, o fenômeno climático La Niña começa a dar dor de cabeça aos agricultores do Rio Grande do Sul e no centro-oeste, apesar do início das chuvas, não chegaram em quantidade ideal para algumas regiões. Ou seja, a demanda, principalmente da China, fortalece as cotações no mercado internacional, mas o brasileiro ainda não sabe se haverá produto para ofertar nas vendas.

Mesmo com dólar fraco, os fundamentos para o mercado dos grãos são suficientes para continuar sustentando os preços no médio e longo prazo: demanda chinesa, preocupação com a produtividade das safras da América do Sul, briga por áreas de plantio na próxima safra norte-americana e, a expectativa para as próximas semanas se volta à divulgação do próximo relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) em que o mercado estima estoques baixos.

Fonte: Redação NA.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado