EXCLUSIVO: USDA pode confirmar as expectativas do mercado que espera novas altas

Publicado em 08/11/2010 12:33 e atualizado em 08/11/2010 14:32
Bolha de commodities mantém alta forte no algodão e açúcar. Soja, milho e trigo têm leve recuo hoje na CBOT, com a subida do dólar. Relatório do USDA desta terça-feira deverá trazer diminuição nos estoques mundiais, e perspectiva de novas altas nos preços.

 

O atual cenário das cotações nas bolsas internacionais aponta para uma enorme bolha de commodities que mantém uma alta forte dos preços, hoje principalmente para o algodão e o açúcar. Em Chicago, os grãos (soja, milho e trigo) tem leve recuo com a subida do dólar e a realização de lucros por parte dos fundos especuladores. As expectativas se voltam para o relatório de acompanhamento da safra do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) desta terça-feira (09) que deverá trazer diminuição nos estoques finais, confirmação da demanda aquecida e perspectiva de novas altas nos preços.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Vinicius Ito, analista da Newedge Corretora, diz que o relatório do USDA deve confirmar o que o mercado já espera com números menores sobre a produtividade para o milho e a soja norte-americanos, bem como, as exportações fortes da China que diminuem os estoques mundiais. Analistas afirmam redução de até 9% sobre a produtividade da soja, mas o inesperado aconteceu com o milho após problemas climáticos no cinturão de grãos.

 

Para os brasileiros, a renda pode ser de até 30% superior a outros anos no mercado interno, por outro lado, a desvalorização do câmbio impede rendimento para com as exportações. Segundo Ito, a renda em reais por saca para os agricultores brasileiros é mais e compensa a perda nas vendas para o exterior.

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado