EXCLUSIVO: Preços do trigo abaixo do mínimo no Brasil não acompanham o bom momento de alta do mercado internacional

Publicado em 08/11/2010 18:37
Enquanto as cotações do trigo no mercado internacional superam 8 dólares o bushel, no Brasil, a comercialização está paralisada, com preços abaixo do mínimo. Moinhos preferem importar à comprar produto de alta qualidade produzido no mercado interno. A expectativa fica para que o Governo lance o edital para retomar os instrumentos de apoio à comercialização como os leilões de PEP e PEPRO para garantir o preço mínimo do trigo.

Élcio Bento, analista da Safras e Mercado, avalia que, como a nova safra de verão é iniciada no Brasil agora, o mercado baliza uma pressão baixista naturalmente para os preços. Entretanto, com os preços em alta no mercado internacional, não justifica a baixa por aqui. Neste ano, apesar da boa qualidade do produto, os preços estão 1% menor do que no ano passado, enquanto que na Argentina, os preços registram 40% superior ante 2009.

O conselho do analista fica para que o triticultor aguarde o edital do Governo para comercializar o seu trigo, bem como, segure seu produto aguardando uma recuperação no mercado internacional.

Fonte: Redação NA.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado