EXCLUSIVA: Baixa oferta e demanda aquecida sustentam preços da mandioca

Publicado em 18/04/2011 12:09 e atualizado em 18/04/2011 17:38
Mandioca: agricultores que ainda tem matéria prima para negociar estão segurando o produto com intuito de aumentar os preços. Demanda está aquecida e aumento de oferta deve acontecer só a partir de maio.

Os preços da mandioca seguem bastante atrativos para o produtor. A pequena disponibilidade da raiz com mais de um ciclo e a demanda aquecida sustentam aos preços. Mesmo com preços remuneratórios, os agricultores que ainda tem matéria prima para negociar estão segurando o produto já que apostam em novas valorizações para os próximos períodos.

De acordo com o analista do Cepea, Fábio Isaias Felipe, em algumas regiões já acontece a colheita da mandioca "nova", aquela com menos de um ano. "Isso deve mudar um pouco o mercado. "Não que os preços vão cair significativamente, mas que pelo menos ficar próximos aos patamares atuais", diz.

Apesar da chegada da safra, o analista não acredita em oferta abundante. "A oferta deve ser igual ou menos que a do ano passado. Caso ocorra oferta em demasia, deve ser em casos isolados", acredita.

Neste momento, a indústria encontra uma certa dificuldade no processamento da raiz. A ociosidade industrial tem sido superior a 50% da capacidade instalada, com uma disputa entre as fecularias em si e entre fecularias e farinheiras. "A oferta atual tem sido curta para atender todas as empresas do setor", diz. O aumento da disponibilidade da raiz deve acontecer só a partir de maio.

Por: e Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família