EXCLUSIVO: Rizicultores enfrentam momento crítico com aumento de oferta e falta de competitividade para exportação

Publicado em 26/05/2011 11:43 e atualizado em 26/05/2011 13:37
Arroz: oferta maior que consumo e falta de competitividade para exportar o produto estão deixando o produtor sem saída para a comercialização da safra 2010/2011. Preços estão muito abaixo dos mínimos estipulados pelo governo.

A situação é crítica para os rizicultores brasileiros. O excesso de arroz no mercado está achatando os preços pagos aos produtores. Ainda há estoques relativamente elevados nos armazéns do setor privado, um  baixo interesse nos mecanismos de comercialização proporcionados pelo governo federal e uma falta de competitividade para a exportação do produto com os altos custos de produção, o que acaba  deixando o produtor sem saída para a comercialização da safra 2010/11.

Como reflexo dessa situação, o mercado está pagando de R$ 19,00 a R$ 20,00 a saca de arroz, valor abaixo do preço mínimo fixado pelo governo.

Para o consultor da Agroplan, Marlon Figueiredo Marques, a solução para o mercado a curto prazo seria a prorrogação das dívidas de cuteio bancário por parte do governo.

Por: Aleksander Horta e Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado