EXCLUSIVO: Suspensão das compras de carne por parte da Rússia interrompem possível movimento de alta dos preços

Publicado em 02/06/2011 13:05 e atualizado em 02/06/2011 17:50
Boi: suspensão das importações russas de carne interromperam uma possível alta nos preços da arroba para os próximos dias. Na BM&FBovespa, quedas superam 1% nos principais vencimentos.

Nesta quinta-feira, o Governo da Rússia determinou a suspensão de toda e qualquer importação de carnes e outros produtos de proteína animal dos Estados de Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Paraná, alegando que os frigoríficos dessas unidades da federação não estariam atendendo aos padrões dos serviços veterinários destes Estados.

Como consequência, o mercado do boi gordo reagiu negativamente à informação e os preços futuros na BM&F já trabalharam com recuo nesta quinta-feira, superando 1% nos principais vencimentos e interrompendo uma possível recuperação do mercado nos próximos dias. A especialista em mercado pecuário da XP Investimentos, Lygia Pimentel, explica que a reação negativa foi baseada na possibilidade de aumento de oferta no mercado interno com a suspenção das compras do maior importador de carne do Brasil. Ainda assim, a especialista diz que o consumo interno é bastante forte e corresponde de 70 a 80% da produção nacional, fator que deve proteger uma queda exacerbada nos preços neste período.

Lygia acredita que a situação é pontual e que, como a Rússia ainda não é autossuficiente na produção, a situação logo deve ser normalizada.

Por: Aleksander Horta e Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado