EXCLUSIVO: Preços da mandioca seguem mais estáveis com redução de oferta

Publicado em 06/06/2011 11:51 e atualizado em 06/06/2011 15:38
Mandioca: preços estabilizam com redução da oferta em função da falta de chuva e das fortes quedas nas cotações das últimas semanas. Em maio, a tonelada recuou mais de 13%.

Os preços da mandioca seguem mais estáveis após semanas seguidas de desvalorização da raiz no mercado. De acordo com o pesquisador do Cepea, Fábio Isaías Felipe, no mês de maio, a tonelada recuou mais de 13%. Já a queda na última semana não foi tão acentuada, em torno de 0,9%. Hoje, o preço médio está cotado a R$ 183,84 por tonelada.

A perda do movimento de baixa é resultado da menor oferta nas regiões produtoras, em função principalmente da falta de chuva e dos menores preços de venda, que têm feito produtores se afastarem e prorrogarem a colheita.


O pesquisador explica que a partir de maio deve haver uma diminuição no ritmo de oferta, que deve permanecer nos próximos períodos.  "Em meados de setembro essa oferta volta a ser elevada novamnte", acredita.


Fábio conta também que a demanda pela fécula de mandioca já apresenta uma leve recuperação e isso de certo modo deve influenciar as cotações no curto prazo. "Melhorando o mercado de derivados, acaba sendo um sinal positivo  para que os preços da raiz também tenham um ligeiro acréscimo", conclui.

Por: Aleksander Horta e Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado